A análise da concorrência é uma estratégia essencial para melhorar o posicionamento de mercado do negócio, seja a partir da precificação, da comunicação, do mix de produtos, entre outros fatores.

A análise de concorrência, também chamada de análise de mercado, é uma estratégia de grande importância para o sucesso de um negócio.

Além de ajudar no posicionamento da marca, ajuda a entender como se diferenciar e criar estratégias para atrair o consumidor.

No varejo, há muitas lojas que competem entre si, vendendo produtos similares ou iguais. Nas farmácias, por exemplo, os mesmos medicamentos costumam estar disponíveis em várias lojas de uma região.

Então, fatores como preços mais atrativos podem fazer diferença na escolha do consumidor. 

Mas afinal, o que exatamente é a análise da concorrência e como fazê-la? Você confere tudo que precisa saber neste artigo!

O QUE VOCÊ VAI VER:

O que é análise da concorrência?

A análise da concorrência é uma estratégia de mercado que coleta informações relevantes dos demais players do seu nicho de atuação.

Segundo Michael Porter em seu livro “Estratégia Competitiva” (1970):

Uma análise de cada concorrente significativo existente ou em potencial pode ser usada como um importante ponto de partida para prever as condições futuras da indústria.

Para ele, uma série de questões podem ser respondidas sob a ótica da concorrência, criando a necessidade de dados. Porter chama essas informações de dados de inteligência, que podem vir de fontes como:

  • Relatórios publicados;
  • Pronunciamentos da administração de um concorrente para analistas de mercado;
  • Imprensa especializada;
  • Força de vendas;
  • Fornecedores ou clientes;
  • Exame dos produtos de um concorrente;
  • Estimativas pelo pessoal de engenharia da empresa;
  • Conhecimento recolhido de gerentes ou ex-funcionários do concorrente.

A partir da análise da concorrência, torna-se possível acompanhar, analisar, entender e comparar os dados de mercado com o desempenho do seu negócio.

Os dados dessa coleta ajudam a identificar pontos fortes e os diferenciais dos concorrentes que podem afastar o consumidor da sua loja.

Ao entender essas vantagens da análise da concorrência, é possível se preparar e criar estratégias para melhorar o seu posicionamento e a presença de mercado, equilibrando-os com a gestão de custos.

A importância da análise da concorrência

A análise da concorrência é tão importante quanto conhecer o próprio negócio. Ela é fundamental para entender o mercado em que um negócio está inserido e para se manter competitivo.

É com a compreensão ampla do nicho de atuação que você consegue entender se as margens e a lucratividade do negócio estão adequadas.

Ao analisar os concorrentes, é possível identificar as forças e fraquezas deles, suas estratégias de marketing e vendas, sua oferta de produtos ou serviços, seus preços e políticas de preços, entre outras informações relevantes.

Assim, consegue identificar como reforçar o seu próprio posicionamento e planejar ações futuras.

Com base na análise da concorrência, uma empresa pode identificar oportunidades de mercado, ajustar sua oferta de produtos ou serviços, definir uma estratégia de marketing mais eficaz, estabelecer preços mais competitivos e implementar outras iniciativas para se destacar no mercado.

Além disso, a empresa também pode identificar ameaças e desafios que possam afetar seus negócios, como a entrada de novos concorrentes, mudanças nas preferências dos consumidores, flutuações nos preços de matérias-primas, entre outros fatores.

No entanto, é importante ressaltar que a análise da concorrência não deve ser vista como uma atividade isolada, mas sim como um complemento ao conhecimento que uma empresa tem sobre seu próprio negócio.

É fundamental que a empresa conheça bem seus pontos fortes e fracos, suas capacidades e limitações, sua proposta de valor, sua estratégia de negócios, entre outros aspectos.

Dessa forma, a análise da concorrência pode ser utilizada para aprimorar e ajustar a estratégia da empresa, com base em informações relevantes sobre o mercado e a concorrência.

análise da concorrência
A análise da concorrência ajuda a entender como as demais lojas do nicho se posicionam em relação a fatores como preços e promoções, comunicação, relacionamento, entre outros. É  um importante direcionamento para o negócio.

Essa estratégia traz uma compreensão sobre como os demais se posicionam em relação a:

  • Estratégias de marketing;
  • Facilidades de pagamento;
  • Ofertas;
  • Precificação de produtos
  • Canais de comunicação;
  • Pontos fortes e fracos.

Com essa coleta, você tem uma visão ampla do mercado e consegue identificar tendências para manter a competitividade e sustentabilidade do negócio.

É essencial que a análise da concorrência seja feita com frequência para acompanhar as mudanças de posicionamento do mercado, como novas ofertas e promoções ou o impacto de eventuais reajustes de preço.

Para realizar a análise da concorrência, há uma série de ações que ajudam na coleta, bem como ferramentas de apoio.

Por que a análise da concorrência é fundamental para farmácias?

A concorrência é um elemento essencial na precificação e nas vendas em farmácias. Logo, nada mais natural que manter um processo frequente de monitoramento das ações do mercado.

A análise da concorrência permite à farmácia identificar lacunas na demanda, ou seja, produtos ou serviços que não são oferecidos pelos concorrentes. Assim, pode atender às necessidades que não são atendidas por outras farmácias.

Essa é uma maneira de aumentar a receita, já que produtos sem concorrência podem ter preços mais elevados, incluindo os produtos premium.

Ao compreender pontos fortes e fracos do player ao lado, fica mais fácil compreender em que produtos focar. E isso vale não só para as lacunas citadas, mas para produtos não explorados nas estratégias.

Logo, a análise da concorrência, logicamente, facilita o ajuste de preços para ganhar mais competitividade. Os preços são frequentemente um fator importante na escolha dos clientes entre diferentes farmácias.

Por que as farmácias devem monitorar a concorrência frequentemente?

Embora a análise da concorrência seja uma estratégia que traga resultados em um primeiro momento, o mercado é muito volátil. Por isso, essa ação deve ser frequente, realizada periodicamente.

O mercado farmacêutico, por exemplo, é um nicho altamente competitivo, com preços e posicionamentos mutáveis a todo instante.

As necessidades e expectativas dos clientes estão em constante evolução, e novos concorrentes também surgem o tempo todo. Além disso, os preços dos medicamentos podem variar significativamente entre diferentes farmácias.

Uma vez que os clientes geralmente estão dispostos a comparar preços para encontrar oportunidades de economia, a análise da concorrência ajuda a manter preços menores..

É uma forma de ter informações valiosas sobre a concorrência em tempo real, permitindo que ajustem suas estratégias de precificação e outras estratégias de marketing para se manterem competitivas equilibradamente.

Dessa maneira, a periodicidade constante da análise da concorrência, principalmente na questão do monitoramento de preços, contribui para o aumento de receitas, atração e fidelização de clientes nas farmácias.

Por que a precificação é um dos elementos mais importantes na análise da concorrência de farmácias?

Uma das áreas mais importantes a serem avaliadas na análise da concorrência é a precificação. Os preços são um fator crítico de decisão de compra para muitos consumidores e, portanto, afetam diretamente a competitividade do negócio.

Ao comparar os preços dos medicamentos e serviços com o que é oferecido na concorrência, a farmácia pode identificar se está cobrando um preço competitivo ou se precisa ajustar sua precificação para se manter competitiva no mercado.

Essa comparação pode ajudar a identificar oportunidades para reduzir preços e gerar competitividade, ou ainda para aumentar onde a concorrência cobra mais.

Além disso, a análise da concorrência pode fornecer informações valiosas sobre as estratégias de precificação das demais lojas, como preço dinâmico, promoções, pacotes de produtos, entre outros.

A partir dessas informações, a farmácia pode ajustar suas próprias estratégias para oferecer preços mais atrativos ou pacotes mais competitivos para seus clientes.

E como fazer a análise da concorrência?

Vários são os fatores que devem ser identificados na análise da concorrência. Entre os mais comuns, estão:

  • Qualidade dos produtos e/ou serviços;
  • Região e canais de atuação;
  • Tecnologias utilizadas;
  • Estratégias de precificação e ofertas.

Até o comportamento do público-alvo diante das ações do concorrente podem ser avaliadas. Esse item ajuda a enxergar necessidades que deixam de ser atendidas para expandir o seu negócio.

A seguir, separamos alguns passos para realizar uma análise da concorrência eficiente.

1. Identifique quem são os concorrentes

O primeiro passo é saber quem são os concorrentes que podem atrair o seu consumidor.

Nesse sentido, é importante fazer uma varredura para identificar as demais lojas da sua região.

Verifique quem são os concorrentes diretos, que atuam com os mesmos produtos, e indiretos, que oferecem itens semelhantes ou com função substituta.

Nas farmácias, por exemplo, tem sido muito comum o crescimento de marcas próprias.

Muitas lojas recorrem a essa estratégia para reduzir o impacto da inflação crescente nos índices do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA).

2. Faça a coleta de dados

Uma vez que você já sabe quem são seus concorrentes, é hora de realmente colocar a mão na massa.

Para iniciar a coleta das informações, você precisa saber quais são os objetivos por trás da estratégia.

Só assim será possível identificar quais são os dados relevantes para a análise.

Nesse caso, é interessante identificar as necessidades do seu negócio:

  • Você precisa melhorar as estratégias de precificação?
  • Quer entender quais são os produtos que oferecem mais oportunidades de vendas?
  • Que ofertas podem ser criadas?
  • Que tipo de produtos o seu consumidor busca e você ainda não oferece?
  • O que pode oferecer para se destacar da concorrência?

Essas e outras informações podem ser identificadas no mapeamento dos pontos fortes e fracos de mercado.

Nesse caso, utilize ferramentas que podem facilitar a coleta de dados.

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3. Utilize os dados para a análise da concorrência

Chegou a hora de cruzar as informações coletadas para estudar de fato o posicionamento de mercado da concorrência.

A própria coleta já pode ter ajudado a identificar algumas tendências, mas, nessa etapa, você deve fazer um estudo mais aprofundado.

Aqui, você deve documentar os achados e compará-los com as suas estratégias.

Dessa forma, vai conseguir criar novas ações para melhorar os resultados.

Será que o seu preço está muito acima do concorrente? Está vendo muito abaixo da média de mercado e pode aumentar a lucratividade? É possível melhorar o repasse de custos?

Uma ferramenta interessante para a análise da concorrência é a Análise SWOT de Kotler, muito utilizada nas estratégias de marketing.

Também utilizada internamente para estudar o próprio negócio, ela é basicamente um grid gráfico separado em 4 partes:

  • Forças
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.
 
análise swot
Durante a análise da concorrência, alguns fatores para analisar quais são as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que os demais players oferecem para o seu negócio. Essa estratégia recebe o nome de Análise SWOT.

Liste em cada quadrante as características dos seus concorrentes e você terá uma visão clara de onde atacar para melhorar o seu posicionamento de marca.

Você pode fazer o grid tanto para a concorrência como para o seu próprio negócio, realizando a comparação.

4. Conheça os canais de comunicação

Além de identificar pontos fortes e fracos da concorrência, você deve conhecer os canais utilizados para a comunicação.

Não necessariamente precisa utilizar os mesmos na sua estratégia, mas é um passo importante para entender onde focar os esforços.

As estratégias de comunicação da concorrência podem mostrar quais canais têm mais resultado. A presença digital, por exemplo, tem crescido muito, principalmente após a pandemia.

Assim, procure conhecer as redes sociais do seu concorrente, como é a interação com o público, se há e-commerce e como é o posicionamento de preços no meio digital, a frequência de postagem, o engajamento e até a reputação no Reclame Aqui.

5. Confira as tecnologias e tendências de inovação

Para que todo esse processo possa funcionar, a análise da concorrência depende do uso de tecnologias e ferramentas de apoio.

A análise SWOT, que citamos anteriormente é uma delas. Porém, a velocidade com que a transformação digital avança traz inovações bastante eficazes para essa tarefa.

O monitoramento da concorrência é fundamental para entender como se posicionar diante dos outros players.

É pensando nisso que a Proffer desenvolve soluções para a gestão inteligente de preços. Nossas plataformas oferecem funcionalidades especiais para acompanhar as variações de preços do mercado

Um exemplo é o Proffer Monitoramento!

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O Proffer Monitoramento é uma plataforma que permite acompanhar os preços da concorrência, auxiliando nas estratégias de precificação de farmácias.

A partir de dados disponíveis no mercado, nós coletamos o preço final de venda para mais de 500.000 produtos, disponibilizados conforme a região.

Os usuários conseguem acompanhar a variação semanal dos preços mínimos, médios e máximos. Dessa maneira, podem montar suas próprias estratégias para se posicionarem segundo os objetivos do negócio.

Entre as vantagens, a loja consegue também aumentar as margens com vendas mais atrativas, bem como negociar melhor com fornecedores para melhorar o leque de ofertas.

Ao se cadastrar na plataforma, o usuário tem acesso a um um dashboard de visão simplificada, onde encontra dados precisos com atualizações diárias, e pode fazer buscas personalizadas.

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