A precificação ideal no varejo farmacêutico é uma das principais dificuldades no ganho de receita do setor.
Ao mesmo tempo em que trabalham com preços variáveis e frequentes condições de descontos, as farmácias precisam lidar com uma grande quantidade de produtos no portfólio. Esses fatores esgotam a ação humana na gestão de Pricing, que precisa considerar também os custos do negócio.
É pensando nisso que a consultoria AI Consult e a venture builder Farma Ventures se uniram para criar o sistema de precificação Proffer, que se tornou uma startup focada no modelo de gestão inteligente de preços.
Utilizando algoritmos de inteligência artificial, a solução é um software que consegue analisar dados da base histórica do cliente, bem como informações externas do mercado de atuação, para identificar e sugerir os ajustes necessários para chegar aos melhores resultados nas vendas.
Saiba mais a seguir!
Como a Proffer age para melhorar o ganho de receita
A ideia é reformular o modo como a maioria das farmácias faz a gestão de preços: foco no preço da concorrência, de acordo com as regras do IPCA, margem nas vendas e estratégia de precificação desenvolvida pelas grandes redes líderes de mercado. Além disso, a regra padrão é precificar por hierarquia de produtos, reunindo pares semelhantes para fazer os reajustes de preços.
Embora essas sejam informações necessárias, o problema é que outras variáveis igualmente importantes são deixadas de lado. É esse o principal fator que prejudica o ganho de receita: a má precificação.
A Proffer investe com foco nessas variáveis, analisando o comportamento do consumidor e a demanda individual dos produtos para chegar ao preço ideal da unidade.
Também são consideradas as características regionais, como a concorrência local e o poder aquisitivo dos clientes; a substituibilidade dos produtos, ou seja, como os descontos aplicados em uma marca específica impactam as vendas de similares na própria loja; a sazonalidade e elasticidade nas vendas e outras informações relevantes para cada farmácia de forma personalizada.
“Há itens que são mais elásticos, que respondem mais ao preço — se aumentar, todo mundo vai embora — e itens que são menos elásticos. Ao rebalancear o seu kit de vendas, você consegue aumentar alguns preços e manter outros constantes. E é nesse rebalanceamento que você consegue fazer todo o repasse de custo, manter a sua margem e, de repente, até ganhar receita”, explica Vinicius Pantoja, CIO da Proffer.
Para entender mais sobre a Proffer assista o vídeo abaixo:
Inserção de preços com erros também prejudica ganho de receita
Não são apenas as variáveis de mercado que atrapalham as farmácias no ganho de receita. O varejo em geral tem em seus sistemas preços que foram inseridos com erros, seja por uma digitação errada, pela confusão ou troca de valores entre produtos, por esquecer de atualizar o fim de uma promoção, entre outras situações.
Esse contexto também foi considerado pela Proffer em seu software.
“Preços defasados ou preços com erro podem gerar grandes perdas de faturamento para o varejista. Pensando nisso, a Proffer desenvolveu soluções de inteligência artificial que ajudam o varejista no controle de perda no faturamento, identificando aqueles produtos que estão com erros de preço ou preços defasados” conta Edmilson Varejão, CEO da empresa.
Como os algoritmos analisam a base histórica, eles apontam possíveis erros de precificação para que possam ser validados pelo gestor de Pricing e ajustados no sistema manualmente.
O software também monitora os descontos de balcão, destacando as vendas com preços fora da curva ideal. Quando o vendedor aplica um desconto muito alto, o sistema gera um alerta para que a equipe de Pricing possa verificar a legitimidade daquele preço.
De forma geral, a missão da Proffer é simplificar o processo de precificação, investindo na inteligência de dados para melhorar os resultados de vendas e o ganho de receita nas farmácias, trabalhando em conjunto com o cliente para encontrar os melhores preços dos produtos.
*Este artigo foi previamente publicado na Revista Farma, da Farma Ventures.
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