A AI Consult lança mais um produto inovador, dessa vez em parceria com a Farma Ventures. A Proffer é um modernizado sistema de precificação para farmácia, mas que também está preparado para atender outros nichos.

Com o diferencial de usar tecnologia de inteligência artificial, a Proffer facilita a formação de preços nos estabelecimentos e possibilita a aplicação de descontos estratégicos. Para isso, os algoritmos acompanham as principais variáveis de mercado em tempo real.

Veja a seguir tudo sobre o nossos sistema de precificação para farmácia e entenda como a Proffer pode ajudar a maximizar seus lucros!

A diferença da Proffer para um sistema de precificação para farmácia comum

É comum ver farmácias e estabelecimentos usarem um sistema de precificação para gerenciar as estratégias de ofertas. Porém, o que a maioria dessas soluções oferece é um nível padronizado de descontos.

No caso da Proffer, os algoritmos de inteligência artificial trazem um modelo preditivo moderno que oferece uma estratégia mais lucrativa. O objetivo é a redução de desperdícios em descontos desnecessários, de acordo com as práticas atuais do mercado, gerando um aumento da rentabilidade.

Nosso sistema de precificação para farmácia acompanha o histórico das vendas e outras variáveis que permitem chegar à melhor estratégia.

Dessa maneira, as lojas conseguem manter uma gestão dinâmica dos descontos concedidos aos clientes, evitando ofertas com preços muito baixos ou muito acima da concorrência.

Sugerindo o preço ótimo para cada produto, a Proffer também contribui para a redução de perdas. A atualização frequente dos valores controlar melhor o repasse de custos da inflação, apontando as oportunidades na gestão de descontos.

O que o sistema de precificação para farmácia da Proffer oferece?

O sistema de precificação para farmácia da Proffer é integrado ao sistema do cliente para rastrear e analisar os dados importantes para chegar ao preço ideal
O sistema de precificação para farmácia da Proffer é integrado ao sistema do cliente para rastrear e analisar os dados importantes para chegar ao preço ideal.

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O ponto principal da Proffer é a concessão de descontos estratégicos nas vendas. Porém, nossa solução vai além, oferecendo mais benefícios aos lojistas, como aumento da rentabilidade, previsibilidade de resultados, maior controle da operação e redução do tempo de negociação com o cliente.

Em termos de valores, as ferramentas disponíveis para gestão de preços tendem a ser importadas e de alto custo. Sem gerenciar o desconto de fato, elas apenas definem o preço de partida. Com a Proffer, agora as farmácias têm à disposição uma solução brasileira de custo mais acessível para pequenas e médias empresas.

Ao acompanhar as variáveis de mercado e do histórico de vendas, os algoritmos de inteligência artificial promovem um maior controle da operação, bem como o aumento da rentabilidade. O lojista vai além dos preços pré-estabelecidos, conseguindo aplicar descontos nos SKUs de forma balanceada.

Quando um produto requer ofertas maiores, por exemplo, é possível compensar diminuindo os descontos em itens do portfólio com menor elasticidade-preço da demanda, de acordo com as estratégias e regras de negócios. Isso ajuda a balancear as vendas e maximizar os lucros, levando a uma recomposição dos rendimentos.

Dessa maneira, há um melhor controle na previsibilidade das vendas e na rentabilidade no período, facilitado pelas simulações de resultados. Assim, o lojista se sente mais empoderado ao realizar tomadas de decisão baseadas em dados.

Os 5 passos de implementação para o sistema de preços e descontos da Proffer

1 – Integração de dados

A implementação do sistema de precificação para farmácia da Proffer começa na integração de dados. A solução se integra ao sistema do lojista para realizar uma leitura dos dados e do histórico de vendas do negócio. Isso é importante para alimentar os algoritmos de inteligência artificial que irão analisar as informações.

2 – Definição de regras de negócio

Em seguida, é fundamental entender aonde se quer chegar com as análises. Embora a plataforma ajude a gerenciar os descontos, o lojista precisa definir suas estratégias e as regras de negócio a serem trabalhadas. Essa é a etapa de parametrização dos níveis de negócio.

3 – Otimização dos descontos

Tudo pronto para rodar a solução? Então agora os algoritmos vão trabalhar para analisar o comportamento das vendas e identificar as melhores oportunidades para aumentar ou diminuir os descontos. O sistema funciona com base na lucratividade, receita ou volume de vendas.

4 – Implementação das novas políticas

Depois que o sistema de precificação libera as sugestões de preços e descontos, cabe ao lojista/decisor validar as recomendações para aplicar nas estratégias. Uma vez aprovados, os descontos são integrados ao sistema de vendas e são disponibilizados aos vendedores, que deverão fazer as vendas conforme as últimas atualizações nos valores disponíveis.

5 – Aprendizagem dos algoritmos por machine learning

O machine learning é uma tecnologia de aprendizado que torna os algoritmos inteligentes mais assertivos nas análises. Quanto mais dados são enriquecidos no sistema, de acordo com o comportamento da demanda, mais eles assimilam para melhorar a acurácia das sugestões. É um processo contínuo que se aprimora a cada novo ciclo de atuação.

Vantagens da inteligência artificial no sistema de precificação para farmácia

A partir de uma série de variáveis, o sistema de precificação para farmácia da Proffer consegue identificar tendências de mercado, produtos com preços incorretos e oportunidades de descontos.
A partir de uma série de variáveis, o sistema de precificação para farmácia da Proffer consegue identificar tendências de mercado, produtos com preços incorretos e oportunidades de descontos.

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O ciclo de implementação do sistema de precificação para farmácia com inteligência artificial da Proffer gera uma política de preços com base em dados reais. Esse aspecto favorece uma análise de desempenho mais assertiva, tornando o processo automatizado.

Assim, o próprio sistema consegue determinar e avaliar as inconsistências nos preços e padrões de vendas. As análises conseguem encontrar a origem da inconsistência com mais facilidade, o que permite corrigir o problema com agilidade. O problema pode estar na aplicação indevida de descontos por parte dos vendedores, no comportamento dos consumidores ou mesmo nas mudanças bruscas dos preços praticados pela concorrência.

Outra vantagem dos algoritmos inteligentes é a identificação dos níveis de desconto de acordo com a localização. O sistema permite acompanhar os dados conforme a região da loja para aplicar as estratégias de forma mais estratégica.

Os algoritmos ainda realizam a previsão de vendas periódica e a simulação do impacto da alteração dos preços nas projeções. As análises dos ganhos são baseadas em Receita, Lucro, Unidades, Preço e Desconto Médio e Competitividade.

A partir da inteligência artificial, então, o sistema de precificação para farmácia da Proffer proporciona diversas oportunidades ao lojista. Seja na comparação das vendas, na rápida identificação de desvios de comportamento nas vendas, na projeção de vendas semanais conforme o preço definido pelo usuário ou, principalmente, nas sugestões de aumento e redução de descontos, há um incremento nítido na lucratividade de farmácias e varejo.

Ficou interessado no potencial da nossa nova solução? Então entre em contato com a nossa equipe para agendar uma avaliação para o seu negócio!

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