proffer monitoramento

Proffer Monitoramento: conheça a solução para monitorar os preços da concorrência

Proffer Monitoramento é uma plataforma de pesquisa de preços da concorrência que mostra o posicionamento de produtos no mercado para te ajudar a identificar quando reformular sua estratégia de preços. Entenda!

A Proffer traz um lançamento de produto especial, com foco na precificação de produtos pelo concorrente. O Proffer Monitoramento  é uma ferramenta exclusiva de monitoramento de preços da concorrência para farmácias.

A plataforma permite acompanhar o posicionamento de outras lojas, com atualizações semanais sobre diversos produtos do varejo. Com foco no setor farmacêutico, a solução atende a uma necessidade característica do nicho.

Historicamente, as farmácias costumam buscar informações sobre a precificação do concorrente para manter seus preços competitivos.

Porém, outras variáveis também devem ser analisadas para uma melhor estratégia de precificação, mas a concorrência é um forte destaque.

Foi pensando nisso que desenvolvemos a solução Proffer Monitoramento, para pesquisar e monitorar os preços dos concorrente.

Neste artigo, vamos apresentar o nosso lançamento de produto, mostrando todo o potencial e a importância do Proffer Monitoramento para o Pricing da sua farmácia. Confira a seguir!

 

O QUE VOCÊ VAI VER:

O que é e como funciona o monitoramento de preços?

Cada vez mais, os clientes utilizam sites para comparar preços, como o Buscapé, Zoom ou o próprio Google. Há também aplicativos para comparação de preços. Porém, o ideal para o monitoramento de preços de concorrentes locais é utilizar ferramentas especializadas.

O monitoramento de preços é uma prática bastante utilizada no pricing do varejo para realizar a precificação de produtos, conforme os máximos e mínimos do mercado. Sua principal função é auxiliar nas tomadas de decisão, de forma a beneficiar o negócio e gerar resultados.

Embora haja outros indicadores na estratégia de preços, a concorrência é um dos mais importantes para farmácias. É um dos principais fatores para determinar o posicionamento dos produtos no mercado.

Para isso, o monitoramento de preços da concorrência se faz extremamente necessário. Ao fazer a comparação de preços, é possível nivelar os produtos para garantir competitividade e rentabilidade, ao atrair o consumidor.

Porém, é preciso ficar atento! Nem sempre, o preço tabelado das prateleiras é o que vale.

Os descontos disponíveis nas farmácias, principalmente, são variáveis. Cada cliente pode receber um abatimento diferenciado, conforme o perfil, convênios, campanhas de fidelidade e outras questões.

Por isso, é importante utilizar ferramentas apropriadas para fazer o monitoramento de preços. O Proffer Monitoramento é uma solução inovadora nesse sentido, conseguindo trazer para o usuário os preços finais de cada venda.

Benefícios do monitoramento de preços

Com o Proffer Monitoramento, sua farmácia ganha várias vantagens para se posicionar no mercado. Nosso lançamento de produto para monitoramento de preços da concorrência gera benefícios que tornam seu Pricing mais eficiente e lucrativo.

Entenda a seguir.

Aumento da margem de lucro

O monitoramento de preços permite comparar preços e gerar insights estratégicos ao negócio. A partir das análises dos dados, o gestor de Pricing consegue ter um melhor direcionamento sobre como melhorar as vendas e aumentar a margem de lucro.

É especialmente importante para reposicionar produtos parados no estoque ou que estejam gerando perdas, favorecendo o Revenue Management.

Ganho de competitividade

Ao fazer a pesquisa de preço, a farmácia também consegue se posicionar melhor diante da concorrência. Afinal, ganha referências para reformular suas estratégias de precificação para atrair o consumidor.

É possível criar promoções e estratégias para superar o preço da concorrência — quando for o caso — ou mesmo manter os produtos dentro de uma faixa de valores mais competitiva.

Melhora da percepção de valor

Entre as estratégias de precificação, é possível definir as vendas conforme a percepção de valor dos produtos no mercado.

Para o consumidor, nem sempre o menor preço será mais interessante. Tudo pode variar conforme qualidade, atendimento, mix de produtos, entre outros fatores.

O monitoramento de preços ajuda a entender quem é o público que compra no concorrente. Assim, torna-se possível validar e avaliar as estratégias para moldar o consumidor da sua farmácia e se destacar no mercado.

Insights para ampliar o mix de produtos

Ao entender como os concorrentes fazem a precificação de produtos, sua farmácia pode reposicionar produtos semelhantes com mais valor agregado para melhorar as receitas.

Os produtos premium exclusivos, por exemplo, permitem atrair um público diferenciado que não é contemplado pelos mix da concorrência.

Quer saber mais? Cadastre-se em nosso webinar “Monitoramento de preços dos concorrentes na precificação: como garantir margem e competitividade em farmácias”!

Capas-youtube-Proffer-7-1024x576

Conheça o Proffer Monitoramento

Proffer Monitoramento, como o próprio nome sugere, é uma plataforma de monitoramento de preços da concorrência voltada para farmácias. A solução utiliza inteligência de dados para fazer a pesquisa de preço conforme a região de interesse, com atualizações diárias.

O usuário se cadastra com a cidade da sua farmácia e tem à disposição os preços dos produtos dos concorrentes locais.

O dashboard (painel de preços) traz dados reais dos preços praticados, incluindo preços máximos, médios e mínimos, com base nas transações finais das compras.

Além da localização, é possível filtrar a busca de preço por categorias de produtos e lojas específicas.

8 Diferenciais do Proffer Monitoramento para a sua farmácia

É possível que você já conheça alguma ferramenta de comparação de preços, mas o Proffer Monitoramento é uma solução diferenciada que chega para otimizar sua precificação.

A seguir, destacamos os principais diferenciais do novo lançamento de produto da Proffer, e por que você deve começar a utilizar o Proffer Monitoramento para acompanhar os preços da concorrência!

1. Alta cobertura de produtos de farmácia

Para levar qualidade aos nossos clientes, o Proffer Monitoramento traz uma ampla cobertura de produtos para pesquisa. É uma otimização completa para beneficiar a precificação nas farmácias.

Descubra se seus produtos estão com preços competitivos ou se precisam de ajuste na precificação! A solução Busca Proffer para monitoramento de preços da concorrência cobre uma grande variedade de medicamentos.

A ferramenta de monitoramento de preços pode ser utilizada com nossa outra solução para uma estratégia mais completa e inteligente: o Proffer Otimização.

Voltado para otimização de preços, ele reúne os dados do concorrente com outras variáveis importantes, chegando ao preço ótimo de venda. O método utilizado é o preço dinâmico, que permite alterar os preços conforme a volatilidade do mercado.

2. Monitoramento de preços sempre atualizado

O Proffer Monitoramento é a solução ideal para quem quer pesquisar preços da concorrência com frequência. Com atualizações diárias, nossos usuários contam com informações recentes e alinhadas com as práticas de mercado para comparação de preços.

Essa é uma grande vantagem para a equipe de Pricing, gerente ou diretor de precificação. Afinal, os profissionais podem focar nas tarefas mais estratégicas, como a análise da concorrência e dos resultados dinâmicos mostrados em nosso dashboard.

3. Dados reais disponíveis no mercado

Sobre as informações encontradas no Proffer Monitoramento, vamos esclarecer a origem dos dados para monitorar os preços da concorrência. A coleta vem de fontes oficiais e confiáveis, principalmente relacionadas ao governo, conforme disponibilidade local.

De forma automatizada, os algoritmos coletam os preços em cada loja ou ponto de venda e as reúnem  na plataforma. Assim, transformamos dados do mercado em informações e estatísticas para as estratégias de preços dos nossos clientes.

Dessa maneira, sua equipe reduz o trabalho de realizar as pesquisas individualmente e consegue gerar insights interessantes para as estratégias de precificação.

4. Preços transacionais

Quando se trata de monitoramento de preços da concorrência, as ferramentas tradicionais apresentam o preço médio de gôndola. Elas ajudam na precificação de produtos, mas as vendas podem receber descontos de acordo com o perfil do cliente.

Logo, não há tanta precisão. Para otimizar as suas ofertas, o Proffer Monitoramento traz um grande diferencial: você consulta os preços transacionais de cada produto e cada loja diretamente no sistema.

Ou seja, nossa ferramenta disponibiliza para consulta os preços finais de vendas dos produtos, mostrando como as demais farmácias vendem no carrinho de compras.

Os clientes da solução de monitoramento de preços podem montar suas estratégias de precificação com base no preço médio praticado pela concorrência.

Além disso, é possível conferir tanto o preço mínimo quanto o preço máximo das ofertas da concorrência, dependo da volatilidade do mercado.

5. Busca por concorrente na localidade

Em vez de comparar seus preços com concorrentes em um contexto geral, o ideal é ter acesso aos dados das lojas locais. Conhecer os preços locais traz a possibilidade de elevar a rentabilidade do negócio, pois torna as estratégias mais assertivas.

Em vez de vender conforme o preço médio do seu Estado, por exemplo, por que não observar apenas os comércios locais para chegar ao preço ótimo?

Cada região tem um público-alvo diferente, o que influencia na diferenciação de preços — e seus concorrentes muito provavelmente sabem disso!

Com o Proffer Monitoramento, é você quem tem a vantagem competitiva, utilizando os preços a seu favor. Faça o seu cadastro de acesso escolhendo a cidade de atuação ou interesse, conforme disponibilidade do sistema.

Confira a disponibilidade para sua região!

6. Insights estratégicos para reformulação de preços

O objetivo central da solução de monitoramento de preços é mostrar para o usuário quando está na hora de mudar os preços de seus produtos.

O Proffer Monitoramento permite acompanhar quando a concorrência faz promoções ou ofertas, reformula os preços devido a impactos da inflação ou simplesmente readequa suas estratégias de precificação.

A partir dos resultados, é possível visualizar se os preços estão acima, abaixo ou iguais aos da concorrência.

Se estiverem acima, é possível que sua farmácia esteja perdendo oportunidades por falta de preços competitivos. Seu cliente pode estar migrando para a loja do lado, então considere reduzir as margens de ganho nas vendas.

Por outro lado, se os preços estiverem muito abaixo da média, você com certeza está perdendo dinheiro. Logo, é perfeitamente possível ajustar os produtos para melhorar a rentabilidade de forma justa e eficaz.

A análise dos resultados da solução de Monitoramento de Preços permite identificar falhas nas estratégias de precificação. Com os dados, o empresário pode melhorar o desempenho de vendas conforme as práticas de mercado. A análise dos resultados da solução de Monitoramento de Preços permite identificar falhas nas estratégias de precificação. Com os dados, o empresário pode melhorar o desempenho de vendas conforme as práticas de mercado.

7. Insights para renegociações com distribuidores

Seus preços estão acima da concorrência, mas não há margem suficiente para baixá-los sem fazer o repasse de custos devidamente? Há algo errado aí!

Se o concorrente consegue vender mais barato é muito provável que ele tem capacidade para isso. Ou seja, consegue produtos de fornecedores mais maleáveis.

Dessa forma, converse com seus parceiros para renegociar os valores na aquisição dos produtos para venda. O posicionamento da concorrência é um argumento importante para solicitar descontos ao fornecedor.

8. Visualização do histórico de produtos

Quer comparar as alterações de preço em um determinado período? É possível também! Na plataforma do Proffer Monitoramento, o usuário tem acesso ao histórico do produto a partir de determinado momento, facilitando as análises de aumento e redução de preços.

Essa feature está disponível individualmente para cada concorrente. Assim, você pode posicionar suas vendas estrategicamente seguindo as movimentações de um player específico quando desejar.

Com o Proffer Monitoramento de preços, sua farmácia tem muito mais liberdade para desenvolver a estratégia de precificação dos produtos. Afinal, consegue identificar as oportunidades de alterações no mercado muito mais rapidamente e com melhor precisão.

Comece gratuitamente!

Para que você possa conhecer e testar a eficiência da solução de monitoramento de preços da concorrência, a Proffer disponibiliza 7 dias de acesso grátis à plataforma.

No período trial, os usuários já têm acesso a todos os produtos do mercado farmacêutico disponíveis para pesquisa. Além de itens de perfumaria e higiene, alguns dos medicamentos mais procurados são os antigripais, analgésicos e vitaminas.

Essa é uma oportunidade para que nossos clientes já comecem a experimentar o Proffer Monitoramento: o período de aprendizado e adaptação inicial é totalmente gratuito.

Você utiliza o modo gratuito para conhecer a pesquisa de preço e fazer a análise da concorrência, a partir de insights valiosos para o seu posicionamento de mercado.

Após o término da versão de teste, você pode continuar acessando à plataforma, mas de forma limitada. É possível consultar apenas os 20 produtos mais relevantes do mercado.

Gostou da plataforma e deseja ter o acesso completo? Sugerimos a assinatura da conta Premium — aproveite já a oferta de 50% de desconto em nosso lançamento de produto!

Então, que tal aproveitar todas as vantagens da ferramenta e começar a fazer o monitoramento de preços do concorrente de forma otimizada?

Faça o seu cadastro no Proffer Monitoramento e saiba como essa solução pode ajudar o seu negócio!