Calendário Sazonal 2023: Datas, eventos e campanhas do varejo farmacêutico

Calendário Sazonal para farmácias 2023

O que você vai ver:

Já pensou em acompanhar datas comemorativas para engajar ainda mais o seu cliente? Com o Calendário Sazonal 2023 da Proffer, você tem um material estratégico para guiar suas campanhas e ações promocionais!

Você provavelmente já conhece o calendário comum, com os principais feriados e datas comemorativas: Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia do Trabalho… Mas e as datas menos tradicionais?
Com o Calendário Sazonal 2023 da Proffer, você também fica atento para eventos como o Dia do Idoso, Dia do Esportista, Dia do Deficiente Físico e até o Dia Mundial do Veganismo!
Essas datas comemorativas e muito mais foram separadas em uma curadoria especial para favorecer as estratégias de precificação em farmácias. São várias oportunidades durante o para atrair o consumidor por meio de ofertas especiais criadas para os mais variados tipos de público.
Ficou interessado? Então não perca mais nenhuma data comemorativa: baixe agora o seu Calendário Sazonal 2023 da Proffer e saiba como posicionar sua estratégia de vendas para ações promocionais em farmácias.

 

Qual é o impacto da sazonalidade na precificação?

A demanda pode variar consideravelmente durante diferentes períodos do ano. Por isso, a sazonalidade pode ter um impacto significativo na precificação de produtos ou serviços.

Durante os feriados, principalmente, a demanda na procura de determinados produtos/serviços pode aumentar, conforme os hábitos do período. Protetores solares, por exemplo, são mais procurados no verão.

Em alguns casos, pode ser vantajoso oferecer preços mais baixos durante períodos de baixa demanda para atrair mais clientes e manter a receita em fluxo constante.

A sazonalidade se une a outros fatores na precificação, como a concorrência, o custo dos insumos, a margem de lucro desejada e o comportamento do consumidor.

Ao considerar todos esses fatores, incluindo a sazonalidade, a farmácia consegue maximizar os lucros e atender às necessidades dos clientes. 

O que é o Calendário Sazonal 2023 para ações promocionais em farmácias?

Para atender às demandas conforme a data comemorativa, a Proffer lança o Calendário Sazonal 2023. Esse material especial está dividido em três partes:

  • Apresentação
  • Calendário com datas comemorativas e eventos
  • Como planejar ofertas e ações promocionais em farmácias

A primeira página traz uma introdução sobre a proposta do Calendário Sazonal 2023. Nossa ideia é mostrar como você pode se beneficiar das datas e das dicas apresentadas para montar as ações promocionais em farmácias.

Em seguida, você confere o calendário mensal, apresentando feriados nacionais, eventos e datas mais importantes e mais estratégicas para atrair cada tipo de consumidor com uma boa oferta e ação promocional em farmácias.

Listamos as datas comemorativas mais interessantes para o varejo farmacêutico, como o Dia das Mães e a Black Friday. Mas é claro que fomos além!

Nosso Calendário Sazonal 2023 também traz datas e campanhas especialmente relacionadas ao setor farmacêutico. Confira a seguir uma prévia do que você vai encontrar no calendário.

Primeiro trimestre (janeiro a março)

  • Dia Mundial do Câncer (04/02)
  • Dia do Dermatologista (05/02)
  • Dia do Atleta (10/02)
  • Dia Internacional da Mulher (08/03)
  • Carnaval (20 e 21/03)

Segundo trimestre (abril a junho)

  • Dia Mundial da Saúde (07/04)
  • Dia Mundial do Combate ao Câncer (08/04)
  • Dia do Oftalmologista (07/05)
  • Dia das Mães (08/05)
  • Dia Mundial da Hipertensão (17/05)
  • Dia dos Namorados (12/06)

Terceiro trimestre (julho a setembro)

  • Dia Mundial da Amamentação (01/08)
  • Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08)
  • Dia do Nutricionista (31/08)
  • Dia Nacional de Luta por Medicamento (08/09)
  • Dia Mundial da Fisioterapia (08/09)
  • Dia dos Pais (14/09)
  • Dia de Combate ao Estresse( 23/09)

Quarto trimestre: (outubro a dezembro)

  • Dia Internacional das Pessoas Idosas (01/10)
  • Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (11/10)
  • Dia das Crianças (12/10)
  • Dia Mundial do Veganismo (01/11)
  • Dia Mundial do Diabetes (14/11)
  • Natal (25/12)

Por que preciso conhecer o Calendário Sazonal 2023 para ações promocionais em farmácias?

As campanhas, ofertas e ações promocionais em farmácias não ocorrem de uma hora para outra. É necessário realizar um planejamento estratégico com antecedência para que elas alcancem os resultados esperados.

Por isso, conhecer os principais dados do comércio é o primeiro passo da preparação das farmácias. A sazonalidade é uma variável que impacta diretamente o calendário de promoções em farmácias.

As datas comemorativas trazem diversas oportunidades para alavancar as vendas no varejo. Ao desenvolver estratégias de precificação adequadas para cada época do ano, conforme as datas e estações, é possível atrair mais clientes.

No inverno, por exemplo, problemas respiratórios, como gripes e resfriados são muito comuns. Assim, colocar remédios para essas enfermidades em promoção pode favorecer a competitividade da sua farmácia na região.

Conforme a sazonalidade, é possível também criar combos e kits de produtos complementares, favorecendo inclusive a venda de produtos de pouco giro no estoque. É nesse contexto que a Proffer resolveu criar o Calendário Sazonal 2023 para ajudar sua farmácia!

Você vai acompanhar não apenas as datas comemorativas tradicionais, mas também aquelas que celebram momentos especiais para os colaboradores da sua farmácia e para a saúde dos seus consumidores.

Com isso, será possível se preparar antecipadamente para personalizar mais as ações promocionais em farmácias, negociar com fornecedores e fazer a divulgação para seus clientes.

No Dia da Saúde e Nutrição, por exemplo, você vai poder criar ofertas para produtos da categoria de suplementos vitamínicos e alimentos na sua farmácia. Isso favorece a atração de um público-alvo de consumidores mais específico, possibilitando aumentar as vendas para essa categoria de produtos.

Como usar o Calendário Sazonal 2023 nas campanhas da minha farmácia?

Após conhecer todas as datas comemorativas e eventos do comércio no Calendário Sazonal 2023 para o setor farmacêutico, é o momento de planejar as ofertas e campanhas a serem desenvolvidas.

Geralmente, o pontapé inicial das campanhas é dado pelo marketing. O setor identifica a data como uma oportunidade a ser explorada nas ações promocionais em farmácias, e idealiza o conceito da campanha, nicho de mercado e público-alvo.

Com o projeto da campanha criado, o time comercial começa a definir quais os produtos e marcas a serem trabalhados em cada ação. Os consultores devem negociar com fornecedores os melhores preços dos produtos, kits promocionais e melhores condições de compra.

Após a seleção e compra dos produtos para cada ação, é o momento da definição estratégica dos preços e descontos. O time de pricing analisa a relação entre diversas variáveis, como:

  • Custo do produto;
  • Posicionamento da concorrência;
  • Sensibilidade ao preço e valor percebido pelo consumidor.

Com base nessas informações, são estabelecidos os preços ideais a serem oferecidos para cada produto nas ações promocionais em farmácias, sem comprometer a margem de lucro, sem perder venda para o concorrente e fidelizando o consumidor.

Ou seja, ao utilizar o Calendário Sazonal 2023 para farmácias da Proffer, todo o processo do planejamento estratégico até a finalização da venda se torna mais eficiente e inteligente. Você garante tanto a rentabilidade, competitividade e satisfação do consumidor.

O que considerar para definir os preços das ações promocionais em farmácias?

O Calendário Sazonal 2023 da Proffer funciona como um guia para planejar as campanhas em farmácias. Porém, cada negócio tem as suas estratégias de precificação para os produtos.
Vale lembrar que:

Uma promoção ideal é aquela que, além de oferecer o melhor preço, oferece a melhor oferta do mercado ao consumidor

Na etapa da definição de preços, algumas informações e atividades são essenciais, como listamos abaixo.

Análise dos custos

A análise de custos é fundamental para evitar a falência de qualquer negócio. Ter uma margem de rentabilidade saudável e acima dos gastos necessários para manter uma empresa funcionando é o que a mantém de pé.

Para garantir rentabilidade, as vendas devem gerar lucro. Por isso, as estratégias de precificação precisam levar em consideração a análise de custos além da margem de lucro desejada.

Além disso, durante o planejamento estratégico das ações promocionais em farmácias, é importante considerar tudo que pode afetar os investimentos, como a inflação, as variações do mercado e os preços negociados com os fornecedores.

Negociação com os fornecedores

A negociação com fornecedores está diretamente relacionada com os custos. Afinal, o preço para a compra dos produtos deve estar alinhado com a margem necessária para atrair o consumidor.

O Calendário Sazonal 2023 para ações promocionais em farmácias ajuda a validar os custos de aquisição de produtos e kits de vendas. Dessa forma, é possível firmar descontos e/ou indenizações dos produtos conforme as campanhas planejadas.

Embora o fornecedor normalmente arque com os custos das ofertas, é importante fechar o acordo com antecedência.

É possível também vender espaços de trade marketing para divulgar os produtos, ganhando margem para reduzir os preços de venda.

A partir da negociação com fornecedores, também é possível oferecer condições especiais e kits personalizados para cada campanha e ação promocional que a farmácia deseja realizar.

Histórico de preço dos produtos

O cliente está sempre de olho no preço dos produtos. Com a internet, ele fica cada vez mais atento às variações ao longo do tempo. Logo, é importante garantir preços competitivos e transparentes.

Por isso, o histórico dos preços dos produtos é uma variável importante a ser considerada. Hoje, há diversas ferramentas no mercado que auxiliam neste controle e monitoramento de preços dos produtos.

Garantir que seus produtos estão com preços competitivos e evitar mudanças muito bruscas nos preços ajuda a fidelizar o cliente. Logo, é importante que as ofertas tenham prazo de início e fim, e aviso antecipado caso os estoques sejam limitados.

Se as ações promocionais em farmácias não forem claras, o consumidor pode confundir com o preço oficial e sentir o peso ao final da campanha. Isto com poderá gerar uma percepção negativa do consumidor sobre o negócio.

Pesquisa de preço do concorrente

Além de comparar as alterações de preços na sua própria farmácia, o preço do concorrente também impacta nas estratégias de precificação. Para garantir margens boas, você pode acompanhar as ofertas concorrentes para evitar baixar muito os preços nas ofertas.

Entender como o mercado se comporta e fazer o monitoramento de preços da concorrência também permite evitar preços muito acima da média. A análise da concorrência favorece a competitividade nas vendas, favorecendo campanhas que gerem mais rentabilidade.

Use Proffer Monitoramento para auxiliá-lo na pesquisa de preço e histórico de venda do concorrente!

Sensibilidade do consumidor perante o preço

Quem trabalha no varejo farmacêutico sabe que há produtos com baixa e alta elasticidade de preço. De forma simplificada, é a questão da percepção de aumento de preços pelo cliente. Ou seja, quando o preço aumenta, será que o cliente sentirá a variação?

Os produtos com consumo recorrente e demanda fixa tendem a ter baixa elasticidade. Pela frequência de consumo, o aumento com variações de preço elevadas se torna mais aparente. É o caso, por exemplo, de fraldas e alguns medicamentos de uso contínuo.

Aqui, temos a questão da substitutibilidade de produtos. Enquanto medicamentos muito específicos não podem ser trocados na cesta de consumo, o cliente pode trocar a marca de fraldas que costuma comprar, optando por outra mais barata.

É importante ficar atento para que isso não afete as margens da própria farmácia.
Saiba com definir o preço ótimo para seus consumidores com o Proffer Otimização.

Sazonalidade dos produtos

Alguns produtos tem uma alta sazonalidade, pois são mais típicos de períodos como verão ou inverno, por exemplo. Por isso, acompanhar o comportamento do consumidor e seu ritmo de consumo é importante para determinar a comercialização e oferta de produtos no ponto de venda.

Regras aplicáveis a cada produto

Especialmente na área da saúde, há regras específicas sobre as negociações de vendas e criação de ofertas. As ações promocionais em farmácias devem ser planejadas segundo as tabelas de preços definidas pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

É o órgão que define a legislação para as vendas de medicamentos, conforme as taxas do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Algumas estratégias de precificação, como kits antirressaca, são proibidas e não devem ser usadas nas ofertas.

Tipos de ações promocionais

Por fim, que tal utilizar o Calendário Sazonal 2023 da Proffer para diversificar nas ações promocionais em farmácias? Há várias formas de aumentar a rentabilidade oferecendo descontos.

Para você se inspirar, aqui vão algumas sugestões:

  • Descontos tradicionais na gôndola;
  • Ofertas relâmpago;
  • Kits e combos promocionais;
  • Programa de pontos;
  • Programa de fidelidade;
  • Pague menos e leve mais.

Já conhece a Proffer e a nossa precificação inteligente?

O Calendário Sazonal 2023 para ações promocionais em farmácias faz parte da nossa missão de ajudar você a exercer uma gestão mais inteligente em sua farmácia!

Chegamos em 2023 com pouco mais de um ano de história, e gostaríamos de agradecer a você do varejo farmacêutico por nos acompanhar nessa trajetória de crescimento!

Lançada em setembro de 2021, nossa startup está há mais de 16 meses apoiando e auxiliando as farmácias em suas estratégias de precificação e criação de ofertas.
Atentos às dores específicas do setor em relação ao Pricing, desenvolvemos soluções avançadas e inovadoras para proporcionar a otimização de preços.

Criamos algoritmos para precificação inteligente que sugerem o preço ótimo de cada produto. Esse caminho é essencial para posicionar os produtos de forma competitiva e lucrativa diante dos concorrentes.

E, para que tudo isso funcione, muitas variáveis são consideradas. Cruzamos uma série de dados, desde o histórico de vendas e custos da empresa até as ações da concorrência e o comportamento do consumidor.

E também a sazonalidade, pois cada época do ano influencia o consumo e as tomadas de decisão em relação à criação de ofertas e definição de descontos.

Foi pensando nisso que nós da Proffer criamos o Calendário Sazonal 2023!

Como a Proffer te ajuda na gestão de preços e promoções em farmácias?

A Proffer tem como foco promover a precificação inteligente de produtos nas farmácias. Nossas soluções ajudam as redes e lojas a obterem mais rentabilidade e competitividade, indo além da precificação por categorias.

Nosso carro-chefe é a otimização de preços, utilizando o preço dinâmico com inteligência artificial para encontrar o preço ideal para cada produto na unidade. São preços que equilibram as margens segundo a elasticidade-preço da demanda.

Ou seja, identificamos as margens ideais segundo a percepção de preços do consumidor. Dessa forma, conseguimos aumentar a lucratividade nas vendas sem prejudicar a competitividade de mercado, com margens alinhadas com a média de mercado.

Quer saber mais? Aproveite o seu Calendário Sazonal 2023 e garanta as melhores estratégias de precificação para seu negócio! Entre em contato com nossos consultores e solicite sua versão de teste!

Conclusão

A sazonalidade é uma questão de grande influência nas vendas do varejo farmacêutico. Por isso, criar campanhas, ofertas e promoções em farmácias com base nas datas comemorativas é uma excelente forma de atrair os clientes.
O processo de vendas inclui vários departamentos, principalmente marketing, pricing e comercial. Se todos estiverem alinhados nas estratégias de promoção, é possível alcançar o mesmo objetivo comum: aumentar a rentabilidade do negócio.
Por isso, independentemente se você é profissional de marketing, pricing ou vendas, o Calendário Sazonal 2023 para ações promocionais em farmácias é uma ferramenta poderosa para desenvolver um planejamento estratégico eficaz.

Acompanhe as datas comemorativas, informe o setor responsável pelas campanhas e promova estratégias de precificação inteligentes para suas vendas!

Baixe agora o Calendário Sazonal 2023 para ações promocionais em farmácias e alavanque a rentabilidade!

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