A precificação ideal no varejo farmacêutico é uma das principais dificuldades no ganho de receita do setor.
Ao mesmo tempo em que trabalham com preços variáveis e frequentes condições de descontos, as farmácias precisam lidar com uma grande quantidade de produtos no portfólio. Esses fatores esgotam a ação humana na gestão de Pricing, que precisa considerar também os custos do negócio.
É pensando nisso que a consultoria AI Consult e a venture builder Farma Ventures se uniram para criar o sistema de precificação Proffer, que se tornou uma startup focada no modelo de gestão inteligente de preços.
Utilizando algoritmos de inteligência artificial, a solução é um software que consegue analisar dados da base histórica do cliente, bem como informações externas do mercado de atuação, para identificar e sugerir os ajustes necessários para chegar aos melhores resultados nas vendas.
Saiba mais a seguir!
O QUE VOCÊ VAI VER:
Como a Proffer age para melhorar o ganho de receita
A ideia é reformular o modo como a maioria das farmácias faz a gestão de preços: foco no preço da concorrência, de acordo com as regras do IPCA, margem nas vendas e estratégia de precificação desenvolvida pelas grandes redes líderes de mercado. Além disso, a regra padrão é precificar por hierarquia de produtos, reunindo pares semelhantes para fazer os reajustes de preços.
Embora essas sejam informações necessárias, o problema é que outras variáveis igualmente importantes são deixadas de lado. É esse o principal fator que prejudica o ganho de receita: a má precificação.
A Proffer investe com foco nessas variáveis, analisando o comportamento do consumidor e a demanda individual dos produtos para chegar ao preço ideal da unidade.
Também são consideradas as características regionais, como a concorrência local e o poder aquisitivo dos clientes; a substituibilidade dos produtos, ou seja, como os descontos aplicados em uma marca específica impactam as vendas de similares na própria loja; a sazonalidade e elasticidade nas vendas e outras informações relevantes para cada farmácia de forma personalizada.
“Há itens que são mais elásticos, que respondem mais ao preço — se aumentar, todo mundo vai embora — e itens que são menos elásticos. Ao rebalancear o seu kit de vendas, você consegue aumentar alguns preços e manter outros constantes. E é nesse rebalanceamento que você consegue fazer todo o repasse de custo, manter a sua margem e, de repente, até ganhar receita”, explica Vinicius Pantoja, CIO da Proffer.
Inserção de preços com erros também prejudica ganho de receita
Não são apenas as variáveis de mercado que atrapalham as farmácias no ganho de receita. O varejo em geral tem em seus sistemas preços que foram inseridos com erros, seja por uma digitação errada, pela confusão ou troca de valores entre produtos, por esquecer de atualizar o fim de uma promoção, entre outras situações.
Esse contexto também foi considerado pela Proffer em seu software.
“Preços defasados ou preços com erro podem gerar grandes perdas de faturamento para o varejista. Pensando nisso, a Proffer desenvolveu soluções de inteligência artificial que ajudam o varejista no controle de perda no faturamento, identificando aqueles produtos que estão com erros de preço ou preços defasados” conta Edmilson Varejão, CEO da empresa.
Como os algoritmos analisam a base histórica, eles apontam possíveis erros de precificação para que possam ser validados pelo gestor de Pricing e ajustados no sistema manualmente.
O software também monitora os descontos de balcão, destacando as vendas com preços fora da curva ideal. Quando o vendedor aplica um desconto muito alto, o sistema gera um alerta para que a equipe de Pricing possa verificar a legitimidade daquele preço.
De forma geral, a missão da Proffer é simplificar o processo de precificação, investindo na inteligência de dados para melhorar os resultados de vendas e o ganho de receita nas farmácias, trabalhando em conjunto com o cliente para encontrar os melhores preços dos produtos.
*Este artigo foi previamente publicado na Revista Farma, da Farma Ventures.
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