A Retrospectiva 2022 da Proffer traz desde os clientes conquistados pelo sistema de precificação até o lançamento do Busca Proffer para monitoramento de preços.

Retrospectiva 2022: ano de realizações e crescimento na Proffer

Equipe Proffer

22/12/2022

Chegou a hora de fazer aquela retrospectiva 2022, com um balanço dos melhores acontecimentos na Proffer! Este foi um ano de muitas realizações por aqui, desde a conquista de investimentos e a chegada de novos clientes até o lançamento de um novo produto.

Em janeiro, a Proffer ainda era um bebê recém nascido — e como cresceu rápido! Havíamos recém chegado ao mercado quando 2022 começou, vindo de um projeto desenvolvido pela então consultoria AI Consult.

Antes de iniciar as atividades da Proffer, nossa equipe chegou a testar e validar alguns produtos para diferentes mercados. Porém, foi no inovador sistema de precificação desenvolvido com foco no varejo farmacêutico, com a sugestão otimizada de preços e descontos para cada produto individualmente, que enxergamos a oportunidade derradeira.

Com isso, os últimos doze meses foram repletos de ações rumo a uma jornada de sucesso, que tem tudo para ser ainda melhor em 2023. Passamos por validações em alguns programas de aceleração, estivemos em vários eventos (presenciais e on-line), conseguimos ótimos parceiros e saímos até no site da Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Vamos relembrar os melhores momentos dessa trajetória? Sem mais delongas, que comece a nossa Retrospectiva 2022!

O QUE VOCÊ VAI VER:

Nossos clientes: criamos uma excelente carteira de negócios

Começando com o pé direito, a Proffer já tinha um cliente de peso que havia participado da nossa fase de teste. A rede de farmácias Indiana — você pode conferir o case aqui — foi uma excelente parceira para que pudéssemos mostrar a eficácia do nosso sistema de precificação e como a inteligência artificial pode ser aliada na otimização de preços e descontos.

Ao longo do ano, outros clientes foram adicionados à nossa carteira. Todos foram de suma importância para agregar valor e um ótimo posicionamento de marca à Proffer.

Em nossa retrospectiva 2022, apresentamos agora quem apostou na precificação inteligente para agregar ao valor percebido de seus consumidores.

Farmix

Logo em janeiro, a Farmix chegou à Proffer para garantir a otimização de preços para mais de 5 mil produtos. Com sede em Itabuna/MG, a rede é uma distribuidora de medicamentos e itens de cuidados pessoais que conta com mais de 100 laboratórios e fornecedores.

Ultra Descontão

A Ultra Descontão fechou contrato com a Proffer em junho. A rede de farmácias atua desde 2018 no Estado do Paraná, tendo mais de 20 lojas em funcionamento. Nosso sistema de precificação se mostrou muito importante para identificar os preços ideais dos produtos da Ultra Descontão, que, por si só, são conhecidos por serem acessíveis ao consumidor.

Grupo Reis Alves

Grupo Reis Alves foi oficializado como cliente Proffer em agosto. Com sede em Dracena/SP, a empresa atende os nichos de bem-estar, beleza e saúde, tendo um extenso portfólio de produtos. O objetivo foi utilizar nosso sistema de precificação para oferecer as melhores ofertas e otimizar as margens da receita.

CallFarma

Adição à carteira de clientes da Proffer em agosto, a CallFarma tem 20 lojas espalhadas na região do Paraná. São mais de 150 mil clientes atendidos tanto nas lojas físicas como no e-commerce e televendas.

São João

A Rede São João é um grande nome em nosso portfólio, tendo iniciado o relacionamento também em agosto. A empresa é uma das maiores redes farmacêuticas da região Sul do Brasil , com sede em Passo Fundo/RS.

A São João concentra mais de 900 lojas, e possui diversos prêmios de excelência, como o Top of Mind em 2020 e 2022, além de ter sido reconhecida como uma das cinco maiores redes varejistas, segundo Ranking da Abrafarma de 2018.

Droga Primer

Agora em dezembro, acabamos de fechar mais um contrato, agora com a Droga Primer. A rede surgiu em 2010, sob a alcunha de Farmax, atuando no Paraná. Com foco na qualidade de produtos e serviços, a Droga Primer visa agora a otimização de preços de seus produtos com a estratégia de precificação proposta pela Proffer.

Retrospectiva 2022 - Linha do tempo com entrada dos clientes Proffer
Retrospectiva 2022 – Linha do tempo com a entrada dos clientes Proffer

A volta dos eventos presenciais em nossa Retrospectiva 2022

Após um período conturbado pela pandemia, os eventos presenciais voltaram com tudo, e também ganham destaque em nossa Retrospectiva 2022. Este ano, a Proffer esteve em eventos importantes para o varejo farmacêutico, além de uma grande feira com foco no investidor.
Devido às restrições iniciais, os encontros seguiram todos os protocolos de segurança exigidos contra a Covid-19. Confira um pouco do que rolou por aqui na Retrospectiva 2022 dos eventos!

Rio Innovation Week

O primeiro evento do ano foi o Rio Innovation Week, que ocorreu no dia 15 de janeiro. Trata-se do maior evento de tecnologia e inovação da América Latina (15/01). Foram mais de 500 palestrantes, 1.000 startups e 190 expositores participando do encontro.
Com estande próprio, a Proffer participou apresentou os diferenciais do nosso sistema de precificação. Explicamos aos visitantes como a inteligência artificial e o preço dinâmico são excelentes aliados na redução de perdas no faturamento e no aumento de vendas, além de aproveitar as oportunidades de networking no local.

Conexão Farma — Abradilan

Retrospectiva 2022 - Edmilson Varejão (CEO da Proffer) no evento Conexão Farma da Abradilan
Retrospectiva 2022 – Edmilson Varejão (CEO da Proffer) no evento Conexão Farma da Abradilan

Conexão Farma é um dos maiores eventos farmacêuticos do Brasil, promovido pela Abradilan. Este ano, o encontro ocorreu entre os dias 15 de março e 17 de fevereiro, reunindo distribuidores, laboratórios e varejistas no setor farmacêutico.
Com palestras sobre gestão, tributos, gerenciamento de categorias, entre outros temas, o Conexão Farma foi uma grande oportunidade para expandir a rede de contatos da Proffer.
Nosso CEO, Edmilson Varejão, esteve presente para fazer networking, deparando-se com um mercado bastante receptivo ao nosso sistema de precificação inovador.

Bossa Summit

Realizado nos dias 06 e 07 de abril, o Bossa Summit é a maior feira de startups e investimentos no Brasil. A feira é uma iniciativa da Bossanova Investimentos
O objetivo do encontro é incentivar negócios e o ecossistema de startups, conectando empreendedores com investidores. Além de acompanhar palestras com grandes nomes do mercado, recebemos visitantes em nosso estande e apresentamos a Proffer a esse importante ecossistema.

eMerge Americas

A Proffer também esteve no exterior em nossa Retrospectiva 2022! Nosso CEO, Edmilson, também esteve presente no eMerge Americas, grande evento de tecnologia e inovação realizado em Miami. Ele viajou para coletar insights e tendências para nossa equipe de desenvolvimento, expandir relacionamentos e encontrar novas oportunidades de mercado.
O evento reuniu palestras sobre diferentes temas, desde cibersegurança e Blockchain até inovação para finanças e saúde. Além disso, startups do mundo todo puderam trocar experiências e apresentar suas soluções.

Abrafarma Future Trends

O Abrafarma Future Trends é o maior congresso farmacêutico do Brasil. Este ano, o encontro reuniu mais de 4.500 pessoas, entre executivos da indústria farmacêutica, alimentar, de higiene e beleza, distribuidores e staff das maiores redes de farmácia do país.
Entre os dias 13 e 14 de setembro, o Abrafarma Future Trends apresentou uma rica programação sobre o cenário e os novos passos desses mercados no Brasil. Entre as palestras, Edmilson apresentou o tema “Inteligência artificial em precificação: próxima fronteira de resultados do varejo farma”.

 

Webinars da Proffer e o despertar do conhecimento

Além dos eventos presenciais, seguimos com nossa programação on-line, realizando uma série de webinars e encontros para propagar o conhecimento sobre as soluções da Proffer e as oportunidades nas estratégias de precificação para o varejo farmacêutico.

Webinar “Como repassar o aumento do custo da inflação nos preços de farmácia?”

O segundo webinar promovido pela Proffer — e primeiro do ano — teve como foco o cenário inflacionário do Brasil e como ele afeta as farmácias. Realizado no dia 09 de fevereiro, contou com a participação especial de André Brás, superintendente adjunto para Inflação da Fundação Getúlio Vargas.
Ele explicou como se encontrava a da inflação no Brasil até então e como o aumento nas taxas do IPCA, principal índice para o setor farmacêutico, impactaria as farmácias ao longo do ano.
Nosso CTO, Vinicius Pantoja também esteve no encontro, explicando conceitos como a elasticidade-preço da demanda e como o preço dinâmico pode ajudar a equilibrar os resultados diante da inflação em alta.
A moderação ficou por conta de Bruno Barbosa, coordenador de Marketing da Farma Ventures, e o vídeo está disponível no canal da Proffer no YouTube.

Webinar “Monitoramento de preços dos concorrentes na precificação: como garantir margem e competitividade em farmácias”

Retrospectiva 2022 - Imagem promocional do webinar "Monitoramento de preços dos concorrentes na precificação"
Retrospectiva 2022 – Imagem promocional do webinar “Monitoramento de preços dos concorrentes na precificação”

Encerrando 2022, tivemos na última semana (15 de dezembro) mais um webinar. Dessa vez falamos sobre como utilizar o monitoramento de preços e a estratégia de precificação baseada na concorrência de forma estratégica para aumentar os resultados na farmácia.
Nossos especialistas de precificação explicaram como essas estratégias podem ajudar nas vendas e no aumento da margem de lucro, além de apresentar nossa nova solução para monitoramento de preços, Busca Proffer.
Tenha acesso ao webinar: “Monitoramento de preços dos concorrentes na precificação: como garantir margem e competitividade em farmácias”.

 

Programas de aceleração e relacionamento com parceiros

Outro destaque da Retrospectiva 2022 da Proffer foram os programas de inovação dos quais participamos. Além disso, fortalecemos laços com parceiros de inovação, como a Farma Ventures e FCJ Venture Builder.
Separamos os principais destaques a seguir.

PanvelLabs

Em maio, a Proffer foi aprovada no primeiro Programa de Aceleração de Startups do Grupo Panvel. O laboratório de inovação PanvelLabs visa identificar soluções de grande impacto para a sociedade e ajudá-las com mentoria e consultoria especializada, integrando as startups aprovadas ao ecossistema de inovação da Panvel.

WOW Aceleradora de Startups

Já em outubro, foi a vez da WOW Aceledoradora de Startups se tornar uma parceira da Proffer. A partir de um programa de inovação, fomos selecionados para fazer parte do ecossistema de startups da aceleradora.
A WOW oferece mentorias e apoio para o desenvolvimento do modelo de negócios das startups. Além disso, ajuda no crescimento e penetração de mercado.

Farma Ventures / FCJ Venture Builder

A Farma Ventures é um braço de inovação da FCJ Venture Builder focada em farmácias. Essa é uma parceria de longa data, que apenas se fortaleceu mais em 2022. Além de contar com o apoio para diversas atividades, interagimos em uma série de eventos de integração entre as startups do grupo.
Em março, por exemplo, Edmilson e Vinicius participaram do painel “O poder dos dados e a atuação da inteligência artificial no varejo farmacêutico” no 1º Retail Pharma Summit.
Já agora em dezembro, houve a terceira edição do Corporate Venture Summit, evento da FCJ que ocorreu em São Paulo para falar sobre tendências globais de tecnologia e inovação. Além disso, participamos da Batalha das Startups, apresentando um pitch para investidores.

 

Treinamentos e desenvolvimento do time Proffer

A Proffer se preocupa com a qualidade dos produtos entregues aos clientes, mas também se preocupa com a evolução profissional de nossos colaboradores. Essa é a mistura perfeita para oferecer um sistema de precificação preparado para levar competitividade e rentabilidade aos usuários.
Na Retrospectiva 2022, precisamos falar sobre nosso processo de desenvolvimento da equipe. Além de incentivar um relacionamento horizontal e transparente nos processos internos, nossos especialistas agora realizam aulas estratégicas para todo o time, trazendo assuntos pertinentes ao negócio.

Metodologias ágeis

Retrospectiva 2022 - Equipe da Proffer se reuniu em aulas internas sobre Metodologias Ágeis
Retrospectiva 2022 – Equipe da Proffer se reuniu em aulas internas sobre Metodologias Ágeis

A primeira aula foi sobre metodologias ágeis, com objetivo de auxiliar os colaboradores na adoção de uma nova ferramenta de gestão interna, o ClickUp, e tornar os processos mais ágeis, com entregas mais rápidas.

Pricing

Edmilson trouxe para o time uma apresentação sobre como o Pricing das farmácias operam. Nosso CEO falou sobre os principais conceitos e estratégias de precificação, bem como os principais cálculos do setor.

A aula trouxe mais clareza sobre como nosso sistema de precificação é utilizado pelos clientes, tornando o processo de desenvolvimento mais eficiente.

OKR e planejamento

Além das aulas, a Proffer realiza encontros mensais para manter os colaboradores atualizados sobre as atividades das demais áreas da empresa. Como reforço e preparação para 2023, tivemos agora no final de ano reuniões para avaliação de OKRs e apresentação das metas para os próximos 12 meses.

 

Proffer na mídia: a divulgação em outros sites

E como toda trajetória de sucesso, nossa Retrospectiva 2022 também conta com a divulgação da Proffer em canais de notícias pela rede afora.

Separamos uma lista de matérias que saíram em diferentes veículos de comunicação da internet, com destaque para Pequenas Empresas Grandes Negócios e portais farmacêuticos, como Guia da Farmácia e Panorama Farmacêutico. Confira:

  • ABC da Comunicação — “Receita de sucesso: Farma Ventures e Proffer visam impactar o ecossistema farmacêutico por meio da inteligência artificial” (28/04/22)
  • About Farma — “Farma Ventures e Proffer visam impactar o ecossistema farmacêutico por meio da inteligência artificial” (26/04/22)
  • Faperj — Startup desenvolve aplicativo para gestão inteligente de preços nas farmácias (08/12/22)
  • Guia da Farmácia — “Com nove startups em menos de dois anos, Farma Ventures traz inovação para varejo farmacêutico” (13/01/22)
  • Guia da Farmácia — “Farma Ventures e Proffer visam impactar o setor farma por meio da IA” (12/04/22)
  • Guia da Farmácia — “Startup de precificação avança no varejo farmacêutico com aporte de R$ 1 milhão” (16/11/22)
  • Pequenas Empresas Grandes Negócios — “Aporte na Agrolend, M&A da Betterfly e demissões na Dock: veja as notícias de startups da semana” (11/11/22)
  • Pfarma — “Proffer avança no varejo farmacêutico com aporte milionário” (17/11/22)
  • Revista da Farmácia — “Farma Ventures quer impactar ecossistema farmacêutico com inteligência artificial” (22/04/22)
  • Revista Farma —”Redução de perdas de receita no varejo farmacêutico” (2ª edição/fev)

*Bônus: o Panorama Farmacêutico convidou nosso CEO Edmilson Varejão, Ph.D. para falar sobre a Proffer em um vídeo especial! Nosso Ed, fala por que os varejistas deixam de ganhar dinheiro com a precificação, as oportunidades que o sistema de precificação inovador da Proffer proporciona para os clientes, como nossos algoritmos conseguem identificar o preço ideal para cada produto-loja e mais.

 

Materiais promocionais: e-books, vídeos e outras coisas mais!

Mais um foco da Proffer em 2022 foi disponibilizar materiais para conscientizar sobre a importância da tecnologia e inovação no Pricing das farmácias. Criamos conteúdos exclusivos disponíveis em nosso site, com informações relevantes sobre estratégias de precificação inteligente.

No total, são 3 e-books, 1 infográfico e 1 sheet, além de uma coleção de vídeos promocionais e institucionais disponíveis no canal do YouTube.

Isso sem contar diversos artigos relevantes trazendo conceitos e estratégias fundamentais para qualquer farmácia, como preço dinâmico, elasticidade-preço da demanda, análise e monitoramento da concorrência e mais.

Confira alguns destaques:

Lançamento do Proffer Monitoramento de Preços

Para encerrar a Retrospectiva 2022 da Proffer, não poderíamos deixar de fora um dos principais destaques deste encerramento de ciclo: o lançamento do Proffer Monitoramento.
Nosso novo produto é voltado principalmente para pequenas farmácias que desejam uma precificação mais eficiente e inteligente, levando em consideração na sua estratégia de pricing o preço da concorrência. É uma opção ao sistema de precificação operado pelo Proffer Otimização, nosso carro-chefe.
O Proffer Monitoramento traz a comparação real dos preços praticados por região, permitindo acompanhar concorrentes específicos locais. Os resultados são atualizados diariamente com as principais pesquisas dos produtos de farmácia.
Quer saber mais sobre a nossa solução de monitoramento de preços? Acesse a página oficial do Proffer Monitoramento!

Ufa! A Retrospectiva 2022 da Proffer fica por aqui. Foi um ano bem agitado e com muitas novidades, não foi? Desejamos boas festas a todos e que 2023 possa trazer muito mais oportunidades de negócios para todos nós!